Discos para Moedor de Carne

Muitas pessoas têm dificuldades na hora de comprar um moedor de carne, talvez porque ele pode ter diferentes tamanhos de boca. Vamos entender um pouquinho sobre o que é a boca da máquina e como isso vai influenciar na hora de comprar a sua.

Os tamanhos de boca para Máquina de Moer mais comuns que encontramos no mercado hoje são: boca 5, boca 8, boca 10, boca 22 e boca 98. Porém existem algumas máquinas importadas que não se enquadram nessas medidas padrão, mesmo dizendo que pertencem a esses modelos.

Saber qual é o tamanho da boca do seu moedor de carne é muito importante, pois em algum momento você precisará comprar peças de reposição e acessórios como funis e discos e se você não souber o tamanho da boca, dificilmente acertará o tamanho desses acessórios.

Já sabemos que as máquinas têm tamanhos de bocas diferentes e que isso define o seu modelo. Essa região da máquina leva esse nome, por ser capaz de moer a carne, imitando exatamente o processo, por exemplo, que acontece com os alimentos que entram em nossa boca, que serão triturados antes de assumir o seu destino.

Para entendermos a necessidade de ter tantos modelos de máquina é bem simples: Bocas menores processam uma quantidade de carne menor, bocas maiores processam uma quantidade de carne maior, em menos tempo.

Vamos aos tamanhos das bocas e suas características:

Moedor de Carne Boca 5

A Máquina de Moer, conhecida como boca 5, é a que tem boca menor. Costuma ser ideal para uso doméstico, pois tem a capacidade de moer aproximadamente 300g de carne por minuto.

Pensando em uma dona de casa que só vai fazer 1 ou 2 kg de carne para o almoço ou para o jantar, é um tamanho bem satisfatório, além de não exigir um alto desembolso para adquiri-la.

Moedor de Carne Boca 8

A Máquina de Moer boca 8, já tem uma boca um pouco maior. Se lembrarmos do princípio básico de que boca maior processa uma quantidade maior de carne, essa máquina já será mais indicada para quem já tem um pequeno negócio como uma lanchonete, um restaurante ou uma pequena salgaderia, por exemplo, pois é capaz de processar, em média, 600g de carne por minuto.

Moedor de Carne Boca 10

Pequenos açougues, alguns restaurantes e hotéis, que não tenham necessidade de uma capacidade produtiva considerável, tendem a se adaptar bem à máquina de boca 10. Ela terá capacidade de processar cerca de 2,4kg de carne por minuto.

Moedor de Carne Boca 22

Açougues, casas de carnes e outras empresas que necessitem ter uma produção mediana já terão como melhor opção um moedor boca 22.

A capacidade dele aumenta em relação ao anterior e ele é capaz de moer até 4kg de carne por minuto. Isso significa maior agilidade na produção, poupando tempo para outras etapas da produção.

Moedor de Carne Boca 98

Se a necessidade de produção for grande, então a máquina recomendada é a boca 98, que é a boca maior. Essa tem a capacidade de moer até 9kg de carne por minuto. Exige um investimento maior, mas um retorno relativamente rápido.

Há pessoas que acreditam que o tempo de moagem está diretamente ligado ao modelo da máquina. Porém, fatores como o tipo de carne, seu estado (fresco ou congelado) e o profissional que vai operar a máquina também são fatores que interferem no resultado final neste processo.

A seguir vamos falar sobre os discos e sua função.

Discos para Máquina de Moer

Os discos têm relação direta com o tamanho da boca da máquina de moer. Conforme aumenta a boca da máquina e a necessidade de moer mais carne, mais aumenta o disco.

Os discos têm os seguintes diâmetros aproximados:

Disco para boca 5: 5,2 cm

Disco para boca 8: 6,2 cm

Disco para boca 10: 6,9 cm

Disco para boca 22: 8,1 cm

Disco para boca 32: 9,8 cm

Disco para boca 98: 9,8 cm

Dessa forma, torna-se impossível colocar um disco boca 98 em uma máquina boca 5, por isso é tão importante prestar atenção ao tamanho da boca da sua máquina quando for comprar os discos, para que haja o perfeito encaixe.

Outra coisa importante a falar é sobre os furos.

Existem várias referências de furos e seu diâmetro é medido em milímetros.

O disco de 3,5mm, por ter um furo menor, faz uma moagem mais fina.

Os furos vão aumentando de disco para disco, começando com o de 3,5mm, 4mm, 5mm, 6mm, 8mm, 10mm, 12mm, 18mm, 20mm, 22mm e por fim o disco rim.

O disco rim tem o furo maior, ao contrário dos anteriores, não é um furo circular, mas 3 furos em formato de rim. A carne que passa por ele sairá em pedaços maiores. Algumas pessoas dizem que se assemelha à carne picada com faca, mas outras discordam. Ou seja, isso vai muito da preferência pessoal.

Os discos trabalham em conjunto com a faca cruzeta. Ela faz a primeira parte da moagem e o disco a segunda. Por essa razão, os discos e a faca cruzeta devem estar muito bem afiados.

Faca Cruzeta para Máquina de Moer

Como já foi mencionado anteriormente, a faca cruzeta, também conhecida como navalha, trabalha em parceria com o disco. Por essa razão, é muito importante prestar atenção na medida de acordo com o seu modelo de máquina.

Faca Cruzeta para boca 5: Comprimento 4,5 cm

Faca Cruzeta para boca 8: Comprimento 5,5 cm

Faca Cruzeta para boca 10: Comprimento 6,0 cm

Faca Cruzeta para boca 22: Comprimento 7,0 cm

Faca Cruzeta para boca 22 Inox: Comprimento 7,5 cm

Faca Cruzeta para boca 32: Comprimento 9,0 cm

Faca Cruzeta para boca 98-B: Comprimento 8,5 cm

Faca Cruzeta para boca 98-S: Comprimento 8,7 cm

Funis para Moedor de Carne

Também conhecidos como bicos, os Funis são itens indispensáveis para quem deseja fazer embutidos como linguiças e salames.

Do mesmo modo que é preciso prestar muita atenção ao diâmetro dos discos, é fundamental prestar atenção à medida de base do funil, pois é exatamente a parte que será encaixada na máquina, para a confecção dos embutidos.

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre a espessura da saída do funil, se é melhor o fino, médio ou grosso. Isso é importante, pois através dessa medida ficará mais fácil ensacar o produto desejado. Não vai funcionar usar o funil grosso para fazer linguiça com tripa de carneiro, pois a tripa é fina e não entrará no funil. Por isso é interessante ter o jogo de funis para que possam se adequar à necessidade da receita.

Porém, mais importante que isso é ter o funil adequado para o tamanho da boca da máquina. Se as medidas da base do funil não corresponderem ao tamanho da boca da máquina, o funil não conseguirá encaixar ou não conseguirá ficar preso.

Diante disso, vamos conhecer os funis ideais para cada máquina:

Funil para moedor de carne boca 5

Comprimento: 17,5 cm

Base: 5,7 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para moedor de carne boca 8

Comprimento: 22,0 cm

Base: 6,7 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para moedor de carne boca 10

Comprimento: 22,0 cm

Base: 7,6 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para moedor de carne boca 22

Comprimento: 22,0 cm

Base: 9,4 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para moedor de carne boca 98

Comprimento: 22,0 cm

Base: 11,0 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para ensacadeira

Comprimento: 17,0 cm

Base: 5,2 cm

Saídas: 1,2 cm extrafino, 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Opa! Apareceu um elemento novo, o funil para ensacadeira.

A ensacadeira é muito útil para quem faz linguiças, mas, não necessariamente, vai moer a carne para isso. Muitos Charcuteiros dispensam a Máquina de Moer para fazer a massa da linguiça, preferem picar a carne com uma faca (de excelente fio), para ter um resultado mais artesanal e diferenciado.

Essas pessoas preferem usar a Ensacadeira, que como o próprio nome diz, serve apenas para ensacar as linguiças. Por isso ela tem um tamanho padrão, permitindo que sejam escolhidos calibres de tripa próximos ao do seu diâmetro.

Já que a ensacadeira segue um padrão, mesmo que ela for capaz de comportar 2 ou 5 kg de massa, a saída será sempre do mesmo tamanho, facilitando a compra do funil.

Porém, é preciso reforçar que mesmo todas essas medidas sendo padronizadas, algumas marcas, principalmente estrangeiras, visando certa fidelização do cliente, podem não adotar essas medidas. Desse modo, é extremamente importante que antes de realizar a compra de acessórios como discos e funis, você esteja com todas as medidas em mãos para acertar na compra.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário