Discos para Moedor de Carne

Muitas pessoas têm dificuldades na hora de comprar um moedor de carne, talvez porque ele pode ter diferentes tamanhos de boca. Vamos entender um pouquinho sobre o que é a boca da máquina e como isso vai influenciar na hora de comprar a sua.

Os tamanhos de boca para Máquina de Moer mais comuns que encontramos no mercado hoje são: boca 5, boca 8, boca 10, boca 22 e boca 98. Porém existem algumas máquinas importadas que não se enquadram nessas medidas padrão, mesmo dizendo que pertencem a esses modelos.

Saber qual é o tamanho da boca do seu moedor de carne é muito importante, pois em algum momento você precisará comprar peças de reposição e acessórios como funis e discos e se você não souber o tamanho da boca, dificilmente acertará o tamanho desses acessórios.

Já sabemos que as máquinas têm tamanhos de bocas diferentes e que isso define o seu modelo. Essa região da máquina leva esse nome, por ser capaz de moer a carne, imitando exatamente o processo, por exemplo, que acontece com os alimentos que entram em nossa boca, que serão triturados antes de assumir o seu destino.

Para entendermos a necessidade de ter tantos modelos de máquina é bem simples: Bocas menores processam uma quantidade de carne menor, bocas maiores processam uma quantidade de carne maior, em menos tempo.

Vamos aos tamanhos das bocas e suas características:

Moedor de Carne Boca 5

A Máquina de Moer, conhecida como boca 5, é a que tem boca menor. Costuma ser ideal para uso doméstico, pois tem a capacidade de moer aproximadamente 300g de carne por minuto.

Pensando em uma dona de casa que só vai fazer 1 ou 2 kg de carne para o almoço ou para o jantar, é um tamanho bem satisfatório, além de não exigir um alto desembolso para adquiri-la.

Moedor de Carne Boca 8

A Máquina de Moer boca 8, já tem uma boca um pouco maior. Se lembrarmos do princípio básico de que boca maior processa uma quantidade maior de carne, essa máquina já será mais indicada para quem já tem um pequeno negócio como uma lanchonete, um restaurante ou uma pequena salgaderia, por exemplo, pois é capaz de processar, em média, 600g de carne por minuto.

Moedor de Carne Boca 10

Pequenos açougues, alguns restaurantes e hotéis, que não tenham necessidade de uma capacidade produtiva considerável, tendem a se adaptar bem à máquina de boca 10. Ela terá capacidade de processar cerca de 2,4kg de carne por minuto.

Moedor de Carne Boca 22

Açougues, casas de carnes e outras empresas que necessitem ter uma produção mediana já terão como melhor opção um moedor boca 22.

A capacidade dele aumenta em relação ao anterior e ele é capaz de moer até 4kg de carne por minuto. Isso significa maior agilidade na produção, poupando tempo para outras etapas da produção.

Moedor de Carne Boca 98

Se a necessidade de produção for grande, então a máquina recomendada é a boca 98, que é a boca maior. Essa tem a capacidade de moer até 9kg de carne por minuto. Exige um investimento maior, mas um retorno relativamente rápido.

Há pessoas que acreditam que o tempo de moagem está diretamente ligado ao modelo da máquina. Porém, fatores como o tipo de carne, seu estado (fresco ou congelado) e o profissional que vai operar a máquina também são fatores que interferem no resultado final neste processo.

A seguir vamos falar sobre os discos e sua função.

Discos para Máquina de Moer

Os discos têm relação direta com o tamanho da boca da máquina de moer. Conforme aumenta a boca da máquina e a necessidade de moer mais carne, mais aumenta o disco.

Os discos têm os seguintes diâmetros aproximados:

Disco para boca 5: 5,2 cm

Disco para boca 8: 6,2 cm

Disco para boca 10: 6,9 cm

Disco para boca 22: 8,1 cm

Disco para boca 32: 9,8 cm

Disco para boca 98: 9,8 cm

Dessa forma, torna-se impossível colocar um disco boca 98 em uma máquina boca 5, por isso é tão importante prestar atenção ao tamanho da boca da sua máquina quando for comprar os discos, para que haja o perfeito encaixe.

Outra coisa importante a falar é sobre os furos.

Existem várias referências de furos e seu diâmetro é medido em milímetros.

O disco de 3,5mm, por ter um furo menor, faz uma moagem mais fina.

Os furos vão aumentando de disco para disco, começando com o de 3,5mm, 4mm, 5mm, 6mm, 8mm, 10mm, 12mm, 18mm, 20mm, 22mm e por fim o disco rim.

O disco rim tem o furo maior, ao contrário dos anteriores, não é um furo circular, mas 3 furos em formato de rim. A carne que passa por ele sairá em pedaços maiores. Algumas pessoas dizem que se assemelha à carne picada com faca, mas outras discordam. Ou seja, isso vai muito da preferência pessoal.

Os discos trabalham em conjunto com a faca cruzeta. Ela faz a primeira parte da moagem e o disco a segunda. Por essa razão, os discos e a faca cruzeta devem estar muito bem afiados.

Faca Cruzeta para Máquina de Moer

Como já foi mencionado anteriormente, a faca cruzeta, também conhecida como navalha, trabalha em parceria com o disco. Por essa razão, é muito importante prestar atenção na medida de acordo com o seu modelo de máquina.

Faca Cruzeta para boca 5: Comprimento 4,5 cm

Faca Cruzeta para boca 8: Comprimento 5,5 cm

Faca Cruzeta para boca 10: Comprimento 6,0 cm

Faca Cruzeta para boca 22: Comprimento 7,0 cm

Faca Cruzeta para boca 22 Inox: Comprimento 7,5 cm

Faca Cruzeta para boca 32: Comprimento 9,0 cm

Faca Cruzeta para boca 98-B: Comprimento 8,5 cm

Faca Cruzeta para boca 98-S: Comprimento 8,7 cm

Funis para Moedor de Carne

Também conhecidos como bicos, os Funis são itens indispensáveis para quem deseja fazer embutidos como linguiças e salames.

Do mesmo modo que é preciso prestar muita atenção ao diâmetro dos discos, é fundamental prestar atenção à medida de base do funil, pois é exatamente a parte que será encaixada na máquina, para a confecção dos embutidos.

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre a espessura da saída do funil, se é melhor o fino, médio ou grosso. Isso é importante, pois através dessa medida ficará mais fácil ensacar o produto desejado. Não vai funcionar usar o funil grosso para fazer linguiça com tripa de carneiro, pois a tripa é fina e não entrará no funil. Por isso é interessante ter o jogo de funis para que possam se adequar à necessidade da receita.

Porém, mais importante que isso é ter o funil adequado para o tamanho da boca da máquina. Se as medidas da base do funil não corresponderem ao tamanho da boca da máquina, o funil não conseguirá encaixar ou não conseguirá ficar preso.

Diante disso, vamos conhecer os funis ideais para cada máquina:

Funil para moedor de carne boca 5

Comprimento: 17,5 cm

Base: 5,7 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para moedor de carne boca 8

Comprimento: 22,0 cm

Base: 6,7 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para moedor de carne boca 10

Comprimento: 22,0 cm

Base: 7,6 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para moedor de carne boca 22

Comprimento: 22,0 cm

Base: 9,4 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para moedor de carne boca 98

Comprimento: 22,0 cm

Base: 11,0 cm

Saídas: 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Funil para ensacadeira

Comprimento: 17,0 cm

Base: 5,2 cm

Saídas: 1,2 cm extrafino, 1,5 cm fino, 2 cm médio e 2,4 cm grosso

Opa! Apareceu um elemento novo, o funil para ensacadeira.

A ensacadeira é muito útil para quem faz linguiças, mas, não necessariamente, vai moer a carne para isso. Muitos Charcuteiros dispensam a Máquina de Moer para fazer a massa da linguiça, preferem picar a carne com uma faca (de excelente fio), para ter um resultado mais artesanal e diferenciado.

Essas pessoas preferem usar a Ensacadeira, que como o próprio nome diz, serve apenas para ensacar as linguiças. Por isso ela tem um tamanho padrão, permitindo que sejam escolhidos calibres de tripa próximos ao do seu diâmetro.

Já que a ensacadeira segue um padrão, mesmo que ela for capaz de comportar 2 ou 5 kg de massa, a saída será sempre do mesmo tamanho, facilitando a compra do funil.

Porém, é preciso reforçar que mesmo todas essas medidas sendo padronizadas, algumas marcas, principalmente estrangeiras, visando certa fidelização do cliente, podem não adotar essas medidas. Desse modo, é extremamente importante que antes de realizar a compra de acessórios como discos e funis, você esteja com todas as medidas em mãos para acertar na compra.


21 Comentários

  1. Ola! Uma duvida…. Tenho um moedor manual boca 10 com o disco 8mm e moi a carne para fazer linguiça,e na hora de encher a massa,usei o funil e a tripa correta, tiranda a cruzeta e deixando só o disco 8mm mas achei que a massa chegava muito lenta na tripa. Pergunto!! posso usar um disco de 10mm ou mais para que a massa chegue mais rapido na tripa? Ou não tem nada haver? O que voce me indicaria? Obrigado e parabens pelo site explicativo.

    • Olá! Não sei se entendi direito, mas vou tentar ajudar. Pelo que entendi, você está tentando embutir a tripa deixando o funil e o disco na máquina. Se for isso, acredito que se tirar o disco e deixar apenas o funil pode facilitar o processo. Se não for, por favor, me dê mais detalhes para que eu possa lhe ajudar melhor.

  2. Boa tarde! Tenho uma maquina SOva Facil Arke, o diametro do disco de carne e de 60 mm. QUal tamanho devo procurar para comprar, o boca 8 mesmo? Obrigado

    • Boa tarde Carlos!
      Para saber essa resposta, lhe convido a olhar as fotos do anúncio dos discos e ver se o formato de encaixe é compatível com o da sua máquina, além da medida do diâmetro. O disco que vendemos para máquina de moer boca 8, tem 6,2 cm de diâmetro e possui um sulco lateral para o encaixe. Acreditamos que fazendo isso, fique mais fácil verificar se serve na sua máquina. Qualquer dúvida, pode nos chamar no whatsapp e faremos o possível para lhe auxiliar.

  3. Meu marido ganhou um moedor bem antigo,eu quero comprar a peças para fazer bolacha,como descubro o tamanho, poderia me ajudar pôr favor

    • Olá Patrícia!
      Infelizmente, como nosso foco são produtos para fins cárneos, fica um pouco difícil lhe orientar nesse sentido, pois não sabemos se as peças para biscoitos terão alguma alteração de formato ou alguma outra particularidade. O ideal seria entrar em contato com algum vendedor que trabalha com esses produtos para que ele possa lhe orientar com mais precisão. Agradecemos o contato e desejamos que consiga encontrar essa resposta.

    • Olá Jorge!
      Isso vai depender da sua máquina. Em algumas máquinas, você tira as duas peças e encaixa apenas o funil. Porém, há máquinas, que é necessário deixar o disco rim e o funil. O recomendável é testar para ver qual é a sua. Agradecemos o contato.

  4. Olà.
    Tenho uma maquina da BBday , chinesa, boca 5 mas que ao moer a carne no disco maior (furos de 8mm) ela se apresente como se tivesse sido picada pois mesmo depois de preparada (sem sal) a sensacão é de uma carne com grunhos. Seria recomendado um disco com furos de diamentro menor ou maior?
    Desde já agradeço pelo esclarecimentos.

    • Olá Luciano!
      Existem vários fatores importantes a serem considerados. O primeiro deles é o tipo de carne que você está usando: se é mais macia ou mais fibrosa. Se quiser que ela pareça que foi picada na faca, você pode optar por furos maiores e se quiser que fique menorzinha, pode optar por furos menores ou moer várias vezes para que ela possa ir diminuindo de tamanho.
      Também é fundamental que o disco esteja muito bem amolado e a carne bem gelada, assim você terá um resultado melhor.
      Esperamos que essas dicas ajudem e sucesso nas suas receitas!

  5. Olá, sabe se existe faca cruzeta com o orificio central de 7mm? Nao encontro de jeito nenhum!! Minha maquina tem orificio hexagonal e já tentei usar uma faca cruzeta de orificio quadrado de 8mm, porém deu super errado, travava e fazia atrito com o ferro, sujava toda a carne!!

    • Olá Felipe!
      Nós trabalhamos com acessórios que seguem as medidas padronizadas das principais marcas nacionais.
      Porém, em alguns casos, quando a máquina é importada ou quando a marca espera que os acessórios sejam comprados diretamente com ela, é comum terem algumas variações como formatos e tamanhos.
      Infelizmente não teremos a cruzeta que você precisa, pois as nossas têm o orifício quadrado. O que podemos recomendar, é que você entre em contato com a marca e verifique que ela possui as peças de reposição que você precisa.
      Agradecemos o contato.

  6. Ola. Gostaria de fazer uma massa para linguiça (nunca fiz). Mas tenho dúvidas de qual disco utilizar, pois gostaria de deixar com o aspecto de “cortado à faca”. Qual seria o disco recomendado para tal? O maior que veio na minha máquina é com furos de 8mm (18 furos mais o central do eixo). Outro detalhe, não sei exatamente onde é feita a medida do disco, mas o meu tem 6cm de diâmetro. Vi que as peças que vcs vendem são de 5cm ou 8cm. A medida é feita pelo diâmetro externo do disco? Obrigado

    • Olá, Luis Fernando!
      Que legal a sua iniciativa.
      Infelizmente não temos experiência com produção, mas pelos relatos que costumamos ouvir, geralmente o pessoal usa o disco rim para conseguir esse resultado mais próximo do cortado na faca. Os discos com furos maiores, também são interessantes para esse fim, porém com pedaços um pouco menores que os cortados pelo disco rim.
      Nós medimos o diâmetro do disco com uma régua, para termos a referência da boca da máquina. Os discos, que trabalhamos, têm os seguintes diâmetros:
      Disco para boca 5 = 5,2 cm;
      Disco para boca 8 = 6,2 cm;
      Disco para boca 10 = 6,9 cm;
      Disco para boca 22 = 8,1 cm;
      Disco para boca 32 = 9,8 cm;
      Disco para boca 98 = 9,8 cm.
      Sugerimos que dê uma olhadinha no nosso canal do Youtube. Temos algumas receitas que você vai amar.
      Esperamos ter ajudado com suas dúvidas e até a próxima!

  7. Muito bom!
    Só pelas perguntas e respostas, já aprendi muito!
    Estou analisando para comprar um moedor acho que vou no 8 ou 10.

    Parabéns aos usuários e a FS Comercial.

    Obrigado!

    • Olá Silvio!
      Normalmente, para linguiças mais finas você tende a usar discos com furos menores. Quanto maiores os furos, mais “pedaçuda” a linguiça vai ficar. E quanto menores os furos, mais textura de massa terá. O ideal é você ter várias opções para ir testando e descobrir qual é a que dá um resultado mais próximo do que você deseja.

  8. Olá! Tem um moedor manual da marca Lorben que é número 12 e parece que essa numeração foge ao padrão. Sabe me dizer qual o tamenho de disco devo coprar para esse moedor? Grato!

    • Olá Jaime! Realmente, esse moedor tende a fugir das medidas padrão. Mas tenta procurar anúncios de discos para máquina boca 12. Se a sua máquina tiver um disco, verifique se o formato do disco e forma de encaixe são parecidos com os da sua máquina e verifique a medida do diâmetro dele. É sempre bom, perguntar ao vendedor, se ele tem um disco com o diâmetro semelhante ao da sua máquina, para que haja mais chances de sua compra ser um sucesso, tudo bem? Desejamos sucesso na sua busca. Att, FS Comercial

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário