Essa receita de linguiça de pernil com provolone é o que faltava para seu churrasco do fim de semana. A receita é de fácil preparo e não exige conhecimentos avançados para ser executada com sucesso. O sabor do provolone defumado é irresistível e vai arrancar elogios dos amigos e dos familiares. Vamos lá?
Ingredientes
- Pernil – 1500g
- Sal – 17g
- Sal de cura – #1 – 4g
- Queijo Provolone – 250g
- Açúcar – 15g
- Glutamato monossódico – 1 colher de chá
- Leite em pó – 2 colheres de sopa
- Orégano – 1 colher de sobremesa
- Salsinha e cebolinha picadas – à gosto
- Tripa Suína (2 metros) ou Tripa de colágeno de calibre 23 ou 24
O sal de cura #1, o glutamato monossódico, o orégano e a tripa suína ou de colágeno, você encontra em nossa loja virtual, clique nos links abaixo:
Modo de preparo da linguiça de pernil com provolone
- Limpe o pernil e separe o couro da gordura. Descarte o couro preservando apenas a gordura, que pode ser usada na receita, caso você queira.
- Corte a gordura – se quiser usar – e o queijo em cubos pequeno e reserve no refrigerador.
- Moa a carne com o disco de meia polegada ou corte com uma faca em cubos pequenos.*
- Misture com as mãos a carne com todos os ingredientes, exceto a gordura e o queijo.
Deixe a mistura descansando na geladeira por, pelo menos, 24 horas. Nós deixamos em torno de 32 horas. Esse descanso é necessário para a distribuição dos temperos, fixação de cor do sal de cura e solubilização da proteína pelo sal de cozinha que ajuda na liga e retenção de umidade.
Trabalhando com as Tripas
Para o uso de tripas naturais, há um processo para ser feito antes de começar a trabalhar com ela. Siga estes três passos, caso tenha escolhido usar a tripa suína natural:
- Passo 1: Enxague a tripa por dentro e por fora até remover todo o sal. Ideal passar água internamente duas vezes.
- Passo 2: Amacie-a mergulhando na água em temperatura ambiente 21ºC a 32ºC por pelo menos 1 hora. Caso vá colocar todo o maço na água, massageie bem para que não fiquem partes menos hidratadas.
- Passo 3: Antes de inserir a tripa no tubo/funil de embutimento, coloque em água morna para amolecer a gordura presente na tripa e facilitar o deslizamento da tripa no funil. Molhe o funil também.
Após o descanso da carne com os temperos, misture bem a massa usando as mãos ou em uma batedeira orbital com a pá plana em velocidade baixa. Por último, acrescente o queijo e a gordura (opcional) que deixou no refrigerador, distribua bem. Deixe o queijo e a gordura para o final de tudo, assim o queijo não despedaçará.
O ensaque
Depois de todos os passos prontos, devemos ensacar a tripa. A tripa natural conservada no sal precisa passar por em enxague interno e externo antes de ser usada, como foi descrito anteriormente. Caso tenha escolhido usar a tripa de colágeno, lave-a rapidamente em água corrente. Antes de ensacar, é preciso cortar a tripa de colágeno no tamanho que desejar para a linguiça, fechando uma das extremidades com um nó e colocando a outra extremidade no funil.
Caso não possua um equipamento específico para embutir, pegue um funil com boca larga, como o Funil para Máquina de Moer Boca 22, coloque a tripa no duto e empurre a carne com as mãos ou om um cabo de colher de pau. Você também pode adquirir o funil em nossa loja. Se preferir, também temos ensacadeiras pequenas para lhe ajudar nas produções caseiras.
Após embutir, espete um alfinete para remover as bolhas de ar. A tripa natural você pode torcer os gomos no tamanho que preferir.
*Dica 1: Recomenda-se que corte com uma faca, pois moedores caseiros de pequeno porte tem os sulcos da rosca interna muito estreitos que esmagam e danificam a estrutura da carne deixando a linguiça com uma textura quebradiça.
*Dica 2: Acrescente pimenta biquinho cortada, caso goste de um sabor mais apimentado.
Bom Apetite!
Essa receita foi retirada do site Charcutaria.org: Receita de linguiça com provolone para churrasco
Pretendo produzir diversos tipos de linguiças, nas não tenho experiência, então estou lendo tudo que encontro à respeito, procurando aprender o máximo. Gostei da receitas e dicas, Obrigado!
Olá, Audinei!
É muito bom buscar informação antes de se aventurar na charcutaria. Que bom que nosso texto foi útil em sua pesquisa.
Volte sempre que precisar!
muito bom, gosto de trabalhar embutidos mesmo que seja apenas para consumo próprio, fiquei espantado com o leite em po, primeira vez que vejo uma receita com tal, mas vou fabricar e volto a dar minha opiniao.
obrigado
Olá, Eduardo!
Esperamos sua opinião. 🙂
qual tripa voçes me recomendaria para produsir linguiça suina caseira ,natural ou artificial? eu faço com tripa artificial , mas sinto que ela nao fica suculenta,será que é devido a tripa ser artificial, gostaria que voçes me dessem uma dica a esse respeito,porque a gente deve ter uma opiniao de quem entende né ,que é voçes claro, aguardo esta dica de voçes
Bom dia senhor Waldeir!
Muitos fatores podem contribuir para a suculência da linguiça, entre eles, o quanto a carne está fresca, o tempo que é dedicado à mistura dos ingredientes, entre outros.
Infelizmente, não temos experiência com produção do embutidos, então não conseguiremos dar uma resposta mais precisa.
Mas temos um artigo, bem legal, sobre as principais diferenças entre as tripas artificiais e naturais, acredito que lendo esse artigo o senhor poderá ter mais clareza sobre qual tripa será mais adequada para o seu caso.
https://fscomercial.com.br/vantagens-e-desvantagens-das-tripas-naturais-e-artificiais-para-linguica/
Esperamos que esse artigo lhe ajude.