chimichurri

O chimichurri é um molho muito tradicional na Argentina e no Uruguai. E não podemos negar que nossos vizinhos mandam muito bem quando o assunto é um churrasco caprichado e delicioso, não é mesmo? Acompanhe esse texto, pois nele vamos tratar do chimichurri e acredite, essa mistura de ervas desidratadas vai dar um sabor especial a mais às suas carnes.

O que é chimichurri?

O chimichurri é um composto desidratado de temperos e ervas desidratadas. Em nossa loja virtual temos um chimichurri sem pimenta cuja composição é salsa, páprica, cebola, caldo de galinha, cominho, orégano, manjericão e alho granulado. 

Como já mencionamos, o chimichurri é muito usado em carnes, porém seu uso não precisa ser limitado e pode se expandir à molhos de saladas, tempero para arroz ou feijão, entre outras receitas. Dessa forma, podemos dizer que seu uso na cozinha se tornou muito versátil nos últimos tempos.

Quais os SEUS benefícios?

Além do sabor, a variedade de temperos e especiarias em sua composição também faz do chimichurri um aliado do corpo. Ele é rico em vitamina B2, ferro e contém sais minerais que previnem os radicais livres, sendo estes os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce de nossas células. Com isso, o chimichurri ajuda a reforçar o sistema imunológico, a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir os níveis de colesterol.

Além disso, o chimichurri é um amigo das dietas alimentares graças ao seu efeito termogênico, acelerando o funcionamento do organismo e facilitando a queima de gordura. E a lista de benefícios não para por aí: o chimichurri é diurético, ajuda a reduzir a pressão arterial, é rico em vitamina C, tem Ômega 3 e previne o aparecimento de fungos. Assim, você pode usar essa delícia sem medo, muitas vezes até substituindo o sal. 

Como usar o chimichurri nas receitas?

Como vimos, um dos usos mais comuns do chimichurri é para o tempero carnes e isso pode fazer do seu próximo churrasco uma delícia! Dessa forma, ele é usado basicamente para temperar a carne, seja para marinar antes de assar, para molhar a carne enquanto assa ou depois de pronta, como um molho.

Além do uso em carnes, o chimichurri pode agregar, além de sabor, muito valor às suas linguiças artesanais. Já falamos sobre os benefícios dele na saúde e sobre seu incrível sabor diferenciado por ser uma mistura de vários temperos desidratados. Com isso, os benefícios do chimichurri podem ser usados para promover seus produtos. E claro, o uso em linguiças artesanais e caseiras dará a elas um sabor diferenciado e quem prová-las com certeza vai amar.

O chimichurri para linguiças artesanais pode ser usado na massa antes de ser embutida. Se preferir, pode-se misturá-lo junto aos ingredientes secos – sal de cura, antioxidante, entre outros – antes de misturar toda a carne. Além de saboroso, a salsa, a páprica, a cebola, o cominho, o orégano, o manjericão e o alho granulado darão uma aparência bem bonita à sua linguiça artesanal.

Como usar o chimichurri no churrasco?

O preparo do chimichurri para churrasco é fácil e rápido. Use:

  • 1 medida de chimichurri
  • 1 medida de Vinagre de Vinho
  • 2 medidas de azeite

Misture bem os ingredientes e deixe-os reidratar em recipiente fechado por pelo menos 3 horas na geladeira. Misture bem mais uma vez antes de usar na carne.

A medida a ser usada pode ser colher de sopa ou xícara, vai depender da quantidade de molho que você usará imediatamente. Apesar de poder ser guardado pronto na geladeira, recomendamos que faça a mistura sugerida pouco a pouco.

Durante o churrasco, você pode utilizá-lo em cima da carne já assada. Ou deixar a carne marinando antes de assá-la. Para marinar, esfregue a mistura diretamente na carne e deixe o tempero agir por meia hora.

EM Outros alimentos

Além da carne e da linguiça, experimente o chimichurri no milho verde. Na mesma receita acrescente manteiga e após cozinhar o milho, passe a mistura por toda a espiga. É um sabor diferente e super viciante!

Mas se o seu paladar pede um super lanche para acompanhar aquela batata frita, substitua a manteiga pela maionese e acrescente algumas gotas de limão. O molho vai ficar estupendo para acompanhar seu hambúrguer. E se você quiser, pode usar o chimichurri seco também na batata sem misturar com o azeite e o vinagre. Basta polvilhar por cima após fritar a batata.

Enfim, com todas estas receitas, podemos comprovar a versatilidade do chimichurri e o quanto ele pode ser útil na sua lista de temperos essenciais. Com isso, que tal dar um pulo em nossa loja virtual e garantir um pouco de chimichurri?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário