Gostaria de saber como fazer linguiça em casa? Confira as nossas dicas, inove nos temperos e faça uma deliciosa linguiça de pernil artesanal!
Olá, leitor!
Com este texto, pretendemos mostrar como é possível fazer a sua própria linguiça de forma artesanal. Para quem já se pegou pensando em como gostaria de inovar nos temperos e fazer sua própria receita, mostraremos o procedimento “padrão” do preparo da linguiça de pernil.
Pensando em vocês, a FS Comercial disponibiliza a receita a seguir, lembrando que existem inúmeras outras receitas possíveis, a serem testadas por vocês de acordo com seus gostos pessoais.
Vamos lá?
Utensílios
Antes de já colocarmos a mão na massa, digo, na carne, é necessário ter alguns poucos acessórios para ajudar no processo de preparo. São eles:
1 – Moedor de carne: são encontrados em vários modelos e preços, sendo fundamental para triturar a carne na medida certa. Existem discos de diferentes calibres para deixar a carne mais grossa ou fina. Também é diretamente no moedor que podemos encaixar o funil por onde a mistura passará depois de pronta;
2 – Refrigerador: é importante que se tenha um com espaço para acomodar a carne (dica: recomendamos que você coloque os utensílios no refrigerador também, ajuda a deixar o preparado mais “firminho” e não ficar desmanchando com a temperatura ambiente).
Preparando a tripa
Item bastante importante para fazer a linguiça, é nela que a carne preparada vai ser injetada para ficar no formato de linguiça que conhecemos. Existem vários tipos de tripas, como as de porco e as de carneiro, com diferentes comprimentos de fios e espessuras.
Antes de começarmos a mexer com a carne, sugerimos que lave em água corrente (para tirar o excesso de sal), em seguida coloque a tripa em uma bandeja com água e vinagre por aproximadamente 30min. Opcionalmente, você pode encaixar a tripa na torneira e deixar água passando por dentro para limpá-la bem e já expandir o seu tamanho.
Preparando a mistura
Vamos usar o pernil como exemplo para o preparo. Depois de moída a carne de porco, é hora de a misturarmos com o toucinho (só a gordura, sem a pele). Geralmente se usa a proporção de 250g de toucinho para cada 1kg de pernil moído, para a linguiça não ficar seca demais.
Para o tempero da carne, pode-se usar o próprio moedor para deixar tudo bem trituradinho. Coloque o toucinho na carne moída com os temperos desejados – especiarias, saborizantes ou até mesmo mix já completos – e misture bem com as mãos, até ficar bem homogêneo. Reserve o preparado na geladeira por cerca de 40 min para descansar e pegar o tempero.
Nossas sugestões de especiarias:
Nossas sugestões de condimentos:
Como fazer linguiça
Pegue a tripa e encaixe uma das extremidades no funil, dando um nó na outra extremidade. Com isso, é só despejar o preparado, girar a manivela e ir acomodando a mistura por toda a tripa.
A cada 10 ou 15 cm da tripa já preenchida com a mistura, faça pressões para marcar as divisões dos gomos, que serão feitos através de movimentos de torção com as mãos. Não gire mais de 3 vezes para a tripa não rasgar e vá alternando as direções dos giros na sequência dos gomos (com a linguiça na horizontal, gire o primeiro gomo para cima, o segundo para baixo, o terceiro para cima, etc.).
Secagem
Pronto. Agora é só pendurar a linguiça e deixar que seque por aproximadamente 1h e meia. Durante esse tempo, olhe de perto e procure estourar com uma agulha as bolhas de ar nos gomos.
O ideal é deixar na geladeira de um dia para o outro, para pegar melhor o tempero, o que deve ocorrer após 8h. Depois disso, é só degustar, mas com moderação, porque a linguiça estará deliciosa!
Dá pra guardar tripa lavada e hidratada, se der seria por quanto tempo
Olá Ivete!
O mais indicado é hidratar apenas as tripas que serão usadas, pois assim, as que ficarem guardadas terão a validade de um ano.
Porém, se houve um pequeno erro de cálculo e sobrou tripas, o ideal é que você guarde em um recipiente plástico com água, na geladeira e consuma em até 3 dias.
Agradecemos o contato e esperamos ter ajudado.